30/06/2015

Obesidade Gestacional

Olá, pessoal!
Hoje decidi escrever sobre obesidade gestacional, pois quem sempre foi magra e engorda de repente sabe o que passa com a situação diante das pessoas.
Acredito, que o problema não é só você engordar, mas principalmente o olhar preconceituoso diante da mudança corporal.
As pessoas não deveriam se importar tanto com o aspecto visual, mas nem sempre é isso que acontece, aqueles que engordam por um motivo ou outro são alvo de comentários diversos como se engordar significasse não se importar com sua aparência física.
As vezes uma pessoa engorda por estar passando por uma doença na Tireóide, estar grávida, estar depressiva etc...
No entanto, os motivos da pessoa ter engordado são anulados diante de um olhar preconceituoso.
Eu agora estou grávida e estou ciente que já engordei uns 10 kg e sei que muitos devem estar pensando nossa, mas ela não se cuida, come demais, sem se quer avaliar a situação, agora por exemplo estou bastante inchada e isso acarreta em mais peso na balança.
Tenho uma amiga que desenvolveu problema na Tireóide, quando a conheci era magrinha, corpo de modelo, mas ao longo dos anos foi ganhando cada vez mais peso e começou a sofrer com olhar malicioso das pessoas.
Há um ano ela fez redução no estômago, passou por uma dieta rigorosa e começou a se exercitar bastante, o que acarretou na perda de 40 kg, voltando ao peso ideal de quando a conheci.
Acompanhei sua trajetória e sabia o quanto certas pessoas a magoaram, sem quererem entender os motivos por ela ter engordado significativamente de repente.
Portanto, tenham menos olhares preconceituosos e tentem saber o que motivou tal mudança na pessoa antes de julgarem sua situação.
Depois que a Natália nascer pretendo me esforçar para voltar ao peso de antes da gestação!

4 comentários:

  1. oi carlise. ao longo da minha gestação eu engordei 10 kg, e não fiz dieta pra emagrecer. a amamentação me fez voltar ao meu peso normal. não se preoculpe que vc vai conseguir! e a gente engorda mesmo, fica enchada, faz parte do percurso de grávida.

    ResponderExcluir
  2. Carlise, eu engordei 12 kilos na minha gestação e apenas 2 meses depois já estava com meu peso normal de antes da gravidez. É completamente normal, a gravidez muda mto o corpo da mulher e a amamentação ajuda bastante! Não ligue para a balança, oq importa é a tua filha nascer com saúde. Bjs, Geisa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela força Geisa! Grande abraço!

    ResponderExcluir