05/05/2016

Relações Familiares

Olá, pessoal!
Ontem depois do trabalho estava sentada no ônibus indo para casa, fazendo minhas orações e agradecimentos, quando de repente, sou surpreendida pela intervenção de uma senhora.
A senhora começa a desabafar que cria a neta, que tem 10 anos, pesa 70 kg, tem compulsão alimentar, é anciosa e agitada, por isso, agora vai começar a tomar Ritalina para se tranquilizar.
Tentei enfatizar para aquela vó que a Ritalina não é nada saudável, sendo extremamente prejudicial a menina, mas, a vó estava convencida que essa era a solução para seus problemas.

Essa conversa me fez refletir sobre como andam as relações familiares atualmente.
A situação da menina poderia ser resolvida fácilmente, dando-lhe um chá de Camomila por exemplo para controlar sua ansiedade, ou um tratamento psicológico para aprender a controlar sua compulsão alimentar.
Lamentavelmente, as terapias alternativas são desconsideradas pela maioria das pessoas, que preferem tratar seus filhos com drogas que viciam e mantém estes dependentes desde pequenos.
Desta forma, fico pensando como serão essas crianças quando se tornarem adultos, como vão controlar suas ansiedades e expectativas diante do mercado de trabalho por exemplo?
As relações familiares estão cada vez mais desestruturadas, pois os pais repassam sua responsabilidade para um medicamento altamente viciante controlar a criança que eles deveriam ajudar a se controlar.
No entanto, é triste perceber que os adultos não conseguem ajudar os filhos através de uma boa conversa ou diálogo, devido um sistema familiar fracassado!

Gostou desta reflexão?
Então compartilhe com seus amigos!

Um comentário:

  1. As Relações Familiares estão conturbadas por que vem surgindo uma nova estrutura familiar, uma nova compreensão do que é uma estrutura familiar. E as crianças que já estão aqui entre nós e outras que estão chegando é para nos ensinar essa nova estrutura familiar. Como é difícil quebrarmo nosso paradigmas, nossas crenças e admitir que os filhos estão aqui para nos ensinar.

    ResponderExcluir