01/07/2019

Aceitando a Deficiência, Transformando a Vida

Olá, pessoal!
Desejo um maravilhoso início de semana a todos!

Quando perdi a visão vivenciava a ilusão que depois de 5 anos voltaria a enxergar, pois achava que já haveria a cura para minha doença degenerativa nos olhos.
Desta forma, passei 5 anos da minha vida acreditando fielmente que a medicina iria evoluir significativamente a ponto de reverter minha cegueira.
No entanto, já estou quase 20 anos vivendo como pessoa cega, sem a cura para a doença nos olhos.
Acredito, que os profissionais da saúde precisam ter coragem para dar o verdadeiro diagnóstico clínico aos pacientes para que estes possam caminhar em busca de reabilitação, pois a vida continua apesar da deficiência.
Tenho certeza que é muito difícil falar de aceitação para quem acabou de ser acometido por uma deficiência, mas é preocupante saber que uma pessoa passa meses ou anos da sua vida iludida acreditando que há reversão para uma deficiência irreversível devido a falta de sinceridade de profissionais da saúde em dar o verdadeiro diagnóstico clínico.
Recebendo o correto diagnóstico a pessoa consegue buscar a reabilitação e pensar em aceitação rapidamente.
A aceitação é a melhor forma de enfrentar os desafios de uma vida com deficiência.
Concerteza, é impactante receber um diagnóstico incurável, a sinceridade dói na alma, mas faz com que a pessoa pense na reabilitação para dar continuidade aos seus projetos de vida.
A aceitação da deficiência mobiliza a pessoa a compensar com os outros sentidos a falta do "sentido" perdido.
Há várias formas de superar uma deficiência, seja estudando, seja trabalhando, é importante ocupar a mente com coisas positivas que preencham o vazio momentâneo que a pessoa esteja sentindo.
A aceitação faz com que a pessoa não seja julgada errôneamente, ganhando força para aproveitar a vida corajosamente e sentindo alegria de viver novamente.
Enfim, se você não sente coragem para lutar por seus sonhos apesar da deficiência, é devido ainda não ter internalizado a aceitação.
No momento que aceitar-se capaz terá superado a deficiência e aceitado sua vida plena como a das demais pessoas sem deficiência.
Pense nisso!

Gostou desta reflexão?
Então compartilhe com seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário