29/10/2019

Mudança dos 4 Anos na Vida da Natália

Boa noite pessoal!
Desejo uma semana abençoada a todos!

A chegada dos 4 anos trouxe mudanças significativas e positivas na vida da Natália.
Os 4 anos trouxeram a calmaria, tranquilidade e maturidade diante das situações vividas.

A partir dos 2 aninhos a Natália enfrentou uma série de conflitos internos e externos para entender que precisa de limites para conviver em sociedade, que necessita ouvir "não" para internalizar tais limites, que na vida há hora para tomar banho, hora para dormir, acordar e que precisamos dormir bastante para acordar bem no dia seguinte.
Desta forma, as birras da Natália foram intensas neste período, muitas vezes ficamos tristes e preocupados com a mesma.
No entanto, no ano passado para ajudar no desenvolvimento cognitivo e emocional da Natália colocamos a mesma na aulinha de Ballet, a qual não demonstrou interesse, findando quando ela mesma pediu para não ir mais, sendo assim, respeitamos sua vontade.

A partir dos 3 aninhos a Natália sofreu com o processo de desfralde, conseguiu facilmente fazer o xixi no vasinho, mas realizar o cocô foi a maior dificuldade desta fase, pois ela não queria fazer na calcinha, nem colocar fralda, nem ir no vasinho, então ela e nós sofremos muito com a situação.
Conversamos muito com a Pediatra, fizemos exames e a Natália não apresentava nenhum problema físico referente a realização do cocô, segundo a mesma era apenas um trauma, mas como a Natália mal conseguia expressar o que vivia, ficava difícil descobrir a causa deste trauma, pois sabíamos que não havia sido conosco.
Devido orientação da Pediatra levamos a Natália na Psicóloga, a qual foi maravilhosa, confirmando que o problema era psicológico, sendo parte desta faixa etária da criança, com ajuda da Psicóloga conseguimos descobrir o que havia motivado o trauma de não desejar fazer cocô, o que nos chateou bastante, pois confirmou que não era a nossa culpa.
Dia 21 de julho foi determinante para findar o desfralde da Natália, pois fomos tirar foto ao ar livre com a Natália e naquele momento ela teve muita vontade de fazer cocô, sendo assim, não estando usando fralda, nem tendo banheiro para utilizar no local, tivemos que voltar para casa rapidamente, ela chegou correndo dentro de casa, sentou no vaso e conseguiu realizar o cocô tranquilamente, então fizemos uma grande comemoração para marcar positivamente este momento e graças a Deus a partir de então a Natália findou o processo de desfralde, conseguindo realizar o cocô direitinho no vasinho.
A poucos dias a Natália falou que gostaria de realizar Ballet, então comentei que ela já havia tido a oportunidade de fazer e não havia gostado, então, ela comentou que naquela época sentia vergonha, sendo assim, no momento decidimos esperar até o próximo ano para dar nova oportunidade a Natália.
Portanto, no momento me sinto aliviada por perceber a Natália estando com 4 anos, mais tranquila, sabendo que está tudo bem com seu desenvolvimento e fico feliz que agora ela consegue expressar seus sentimentos diante das situações vividas.
Neste momento vou listar em tópicos os aprendizados da Natália até os 4 aninhos:

1. Sabe os números até 10 em português e inglês;
2. Sabe a maioria das cores em português e inglês;
3. Consegue pintar respeitando os limites dos desenhos;
4. Consegue recortar os desenhos bem direitinho.
5. Conhece os animais;
6. Conhece formas geométricas;
7. Sabe o que é um tamanho: pequeno, médio e grande.
8. Sabe contar histórias interpretando os desenhos dos livrinhos;
9. Sabe seu nome completo, bem como, da mamãe, do papai, dos avós e tios.
10. Sabe interpretar emoções e sentimentos.

Enfin, estas são apenas algumas aprendizagens que a Natália já domina, há tantas outras que não é possível listar todas aqui,mas concerteza fico feliz por acompanhar o desenvolvimento da Natália e saber que ela é uma criança saudável, esperta e feliz!
Te amo filha!

0 comentários:

Postar um comentário