28/07/2017

Saiba ouvir quem está a seu redor

Bom dia pessoal!
Compartilho a seguir um texto muito interessante para reflexão.
Por José Roberto Marques

Saiba ouvir as pessoas ao seu redor

Aprendizados e experiências enriquecedoras são adquiridos inclusive, durante o silêncio. Quando somos receptivos e dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer, temos a oportunidade de agregarmos diferentes percepções e expandirmos nossa visão de mundo. Como já dizia Albert Einstein: “Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais retorna ao seu tamanho original”.
Parece ser um hábito simples, mas para algumas pessoas dar ouvidos a um ponto de vista diferente, principalmente, se vier de alguém considerado menos experiente, pode ser um ato desafiador.
É fato que devemos confiar nos conhecimentos adquiridos ao longo de nossa vida e práticas de mercado, afinal nos dedicamos diariamente para promover nosso desenvolvimento contínuo. Mas não podemos deixar que o orgulho se torne uma barreira em nosso processo evolutivo, afinal, nenhuma verdade é absoluta.
Permita-se pensar e fazer diferente, se abra para novas possibilidades e agregue o que fizer sentido para você. Nem sempre as opiniões alheias serão construtivas ou pertinentes, devemos saber filtrar o que é relevante e dar prioridade para as pessoas que realmente se importam em nos ver bem, como familiares e amigos de confiança.

Ouvir é fundamental para seu Autodesenvolvimento
Todo mundo tem algo a contribuir

É natural que tenhamos maior respeito pelas pessoas mais velhas por terem mais experiência de vida que nós. No entanto, não devemos julgar a sabedoria de alguém apenas pelo fato de ser nova, pois ela pode ter uma vivência muito rica apesar de sua pouca idade.
Além disso, ninguém sabe sobre tudo de todos os assuntos, cada pessoa possui conhecimentos mais amplos em determinados temas e que podem contribuir com você de diferentes maneiras.

Suspenda o julgamento

Pratique um dos princípios básicos do Coaching: Suspenda o julgamento. Se alguém tiver algo a lhe dizer, esteja aberto a ouvi-lo sem julgá-lo. Mesmo que a princípio você não concorde com o que foi dito, permita-se avaliar. Às vezes, a pessoa pode ter falhado na forma de se expressar, deste modo, prejudicando a intenção positiva da mensagem em querer ajudar e colaborar com seu desenvolvimento.

Conte com a imparcialidade

Quando estamos diante de um problema ou em dúvida sobre algo, temos o costume de pedir a opinião de terceiros com o objetivo de avaliar a questão de diferentes ângulos, a fim de facilitar uma tomada de decisão mais assertiva. Em momentos como este, contar com pessoas imparciais, ou seja, que estão dissociadas da situação,é a maneira mais efetiva para alcançar um nível de compreensão claro, pois não há interferência emocional e posicionamentos tendenciosos. Ouça Mais. Evolua Mais!

No entanto, texto perfeito, pois demonstra a realidade vivida por muitas pessoas que sofrem por não serem ouvidas somente julgadas.

Gostou desta reflexão?
Então compartilhe com seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário