25/10/2018

5 Dicas para os Profissionais da Saúde Aprender Auxiliar as Pessoas Cegas

Olá, pessoal!
Pensando nas diversas vezes que não fui corretamente auxiliada nos espaços da saúde, seja por médicos, enfermeiros e secretárias dos consultórios, por despreparo, pretendo deixar 5 dicas valiosas para estes profissionais aprender a auxiliar as pessoas cegas.

Concerteza, você já presenciou ou vivenciou uma situação onde não sabia como proceder para auxiliar corretamente uma pessoa cega.
Desta forma, agora você terá uma noção mínima de como proceder, por isso, leia até o fim!

1. Apresentando-se a pessoa com deficiência visual: qquando deparar-se com uma pessoa cega para auxiliar deve apresentar-se falando seu nome e colocar-se a disposição dizendo: Como posso lhe ajudar?
Com esta atitude você criará um vínculo empático com a pessoa cega, a qual falará como deseja ser auxiliada.

2. Auxiliando na locomoção da pessoa cega dentro de um hospital ou outro espaço de saúde: para auxiliar na locomoção do cego dentro do hospital, consultório médico ou clínica psicológica por exemplo, ofereça o braço para que o cego possa segurar para você guiá-lo ao local desejado.
Existem duas maneiras da pessoa cega segurar no guia:
1. No cotovelo;
2. No ombro.
No entanto, estas duas maneiras da pessoa cega segurar o guia vão variar conforme a estatura do guia e pessoa guiada, ou seja, ambas as formas estão corretas.

3. Ajudando a pessoa cega a sentar na cadeira do espaço de saúde: para você ajudar a pessoa cega a sentar na cadeira, pegue apenas sua mão e a direcione no acento ou encosto da mesma, pois com a mão ela visualizará onde deve sentar.

4. Ajudando a pessoa cega a passar numa porta ou corredor estreito: para fazer a passagem de uma porta estreita ou corredor, posicione seu braço atrás do corpo, sendo assim, a pessoa cega saberá que é uma passagem estreita e se colocará atrás do seu corpo como forma de proteção.

5. A melhor forma de aprender a conviver com uma pessoa cega é através da conversa: desta forma, se tiver dúvida pergunte o que precisa saber para seu trabalho ser realizado com qualidade e tranquilidade.

Portanto, desejo que estas dicas sejam úteis e que as mesmas lhe ajudem a ser um profissional da saúde com consciência inclusiva!

Gostou destas dicas?
Então compartilhe com seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário