24/05/2019

Cobrança Versus Expectativa Versus Realidade

Olá, pessoal!
Desejo um ótimo dia a todos!

Hoje pretendo comentar sobre a cobrança de acompanhante dos profissionais da saúde para as pessoas cegas nos centros clínicos e hospitais.
Desconhecendo nossa história de vida vivenciamos a cobrança de acompanhante pelos profissionais da saúde nos centros clínicos e hospitais.
Talvez você está pensando:
Estes profissionais estão certos.
No entanto, a expectativa destes profissionais não é a nossa realidade.
Ontem vivenciei uma situação de falta de empatia por uma profissional da saúde e fiquei pensando, que tristeza a pessoa não conhecer minha história e mesmo assim, cobrar acompanhante.
Fui consultar no Otorrino num centro clínico de POA, o qual disponibiliza profissionais para auxiliarem os deficientes visuais que frequentam aquele local, no entanto, após o término da consulta a profissional responsável por me levar até a saída deste local cobrou meu acompanhante, dizendo que não podia me levar até a farmácia que situa-se dentro daquele espaço, pois não fazia parte de seu trabalho.
Informei que não tenho acompanhante disponível e que precisava ir na farmácia antes de ir para casa.
Desta forma, esta profissional, pediu informações para a colega que lhe orientou que era possível sim ela me levar na farmácia.
Chegando na farmácia, esta profissional se despediu e realizei a compra dos medicamentos, depois gentilmente fui guiada pela funcionária da farmácia até o rol de entrada do centro clínico para ir embora.

A partir desta situação vivida fiquei pensando como relatar em minutos uma história de vida para uma pessoa que não me conhece?

. Meus pais moram no interior do RS, mas há muitos cegos que já não tem mais pais vivos;
. Meu irmão trabalha em horário comercial;
. Minha irmã e esposo são cegos também, portanto não poderiam me auxiliar;
. Os amigos trabalham em horário comercial;

Infelizmente a cobrança que os profissionais da saúde realizam é em vão.
O mais adequado neste caso, dependendo da gravidade da situação é solicitar o telefone de um familiar para contato.

Imagine a seguinte situação:

Seu chefe ou empresa toleraria você chegar atrasado ou faltar trabalho para ser acompanhante de uma pessoa cega numa consulta médica?
No momento não há atestado para justificar ausência no trabalho para ser acompanhante de pessoas cegas em consulta médica.
Você se sentiria confortável faltando trabalho para acompanhar uma pessoa cega nas consultas médicas, sem ter documento comprobatório?
Como qualquer pessoa não temos como prever quando vamos ficar doente, sendo assim, como ficaria sua responsabilidade profissional perante a falta no trabalho para nos acompanhar?
No entanto, a nossa realidade é de uma vida com autonomia e independência, não podemos ficar dependendo das outras pessoas para sanar os problemas pessoais.

Desta forma, bem ou mal precisamos resolver nosso problema de saúde.
Certamente, este desabafo será impactante, mas nós cegos temos plena consciência da nossa realidade e responsabilidade, sendo assim, não podemos nos sentir vítimas da sociedade.

Enfin, os profissionais da saúde, precisam aceitar essa realidade, estando ciente que por tráz de cada pessoa há uma história!

0 comentários:

Postar um comentário