10/06/2022

Superando o Medo: A Vitória da Natália contra a Gripe e a Hepatite A

Ontem de manhã, Natália e eu embarcamos em mais uma missão para proteger sua saúde: a vacinação contra a gripe e a hepatite A. No entanto, essa jornada foi marcada por um desafio inesperado: o medo. A experiência negativa com a segunda dose da vacina contra o COVID ainda pairava sobre ela, gerando insegurança e apreensão.

Lembro-me como seus olhinhos se encheram de lágrimas enquanto conversávamos, buscando acalmá-la e transmitir segurança. Felizmente, a enfermeira que nos atendeu foi excepcional. Com paciência, carinho e explicações detalhadas sobre as vacinas, ela conquistou a confiança da Natália, transformando o clima de apreensão em um momento tranquilo e acolhedor.


A vacina contra a gripe, também conhecida como vacina contra a influenza, é fundamental para proteger a Natália e toda a família contra essa doença respiratória contagiosa. Ela contém vírus influenza inativados ou atenuados, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, combatendo o vírus caso a pessoa entre em contato com ele.

A vacina da gripe é especialmente importante para crianças como a Natália, pois elas são mais propensas a sofrer complicações graves da gripe, como pneumonia e bronquite. Além disso, a vacinação ajuda a proteger os avós e outras pessoas com doenças crônicas que podem ser mais vulneráveis.


A vacina contra a hepatite A protege a Natália contra essa doença viral que ataca o fígado. A hepatite A é transmitida através do contato com alimentos ou água contaminados, ou através do contato com as fezes de uma pessoa infectada.

Os sintomas da hepatite A podem incluir fadiga, náusea, vômito, dor abdominal, icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) e urina escura. Em alguns casos, a hepatite A pode causar danos graves ao fígado.

A vacina contra a hepatite A é altamente eficaz na prevenção da doença. Ela é recomendada para crianças a partir de 12 meses de idade, adultos que viajam para áreas com alto risco de hepatite A, pessoas que têm contato com indivíduos infectados e pessoas que fazem uso de drogas intravenosas.



Foi emocionante ver a bravura da Natália superando seu medo e tomando as vacinas. Sua força e resiliência me encheram de orgulho, reafirmando a importância da empatia, do cuidado e da informação no processo de vacinação.

Acredito que o trauma da segunda dose do COVID ainda precisa ser superado. Mas tenho fé de que, com amor, apoio, acompanhamento profissional e informações precisas sobre as vacinas, a Natália vencerá esse obstáculo e se sentirá cada vez mais segura para se imunizar contra as doenças.

Enquanto isso, quero que ela saiba que o amor da mamãe e do papai é infinito, e que estaremos sempre ao seu lado, lhe protegendo, lhe incentivando e lhe acolhendo em cada passo dessa jornada. Te amamos muito, Natália! Sua bravura e força nos inspiram!

Em breve, a vacina contra a meningite te espera. E tenho certeza que você a enfrentará com a mesma garra, determinação e conhecimento que você demonstrou hoje!


0 comentários:

Postar um comentário