28/07/2016

Contribua com o Álbum Sensorial!

Inédito e emocionante: O Álbum Sensorial foi criado a partir da necessidade de entregar algo que transmitisse a emoção da sessão fotográfica para pessoas que possuem deficiência visual.

A criação do primeiro Álbum Sensorial emocionou o Brasil depois que a história foi mostrada em uma matéria no programa Fantástico, da Rede Globo.



Após uma sessão newborn, a fotógrafa Marcia Beal, de Porto Alegre, quis presentear com algo especial os pais que são cegos e a emocionaram tanto. Através de uma união colaborativa, surgiu a ajuda do artista visual Marco Escada e do designer Hayaks Winter, para buscar soluções e criar algo inédito. Marco testou diversos suportes com relevo, e o que mais passava a sensação ao tato foi a impressão em 3 dimensões (3D). Como este tipo de impressão necessita de uma modelagem digital, foi contratada uma empresa especializada. Hayaks desenvolveu um álbum especial que integrasse os materiais necessários: a própria fotografia e sua impressão em 3D, uma parte do tecido usado na sessão, a descrição em braille e até o cheirinho de bebê presente no estúdio no dia das fotos.

Tudo projetado nos mínimos detalhes para que os pais conseguissem "enxergar" as fotos da tão sonhada filha.

Com tudo pronto, foi entregue o presente ao casal de deficientes visuais, em um momento emocionante!


É exatamente esta emoção que gostaríamos de transmitir a alguns dos milhares de deficientes visuais que existem no Brasil e no mundo. Principalmente para quem nasceu cego e não tem a referência do que seja uma fotografia, esta é uma experiência única: a sensação de "enxergar com as mãos"!
Utilizando outros sentidos além da visão para ver uma foto; de saber como fica o resultado após o clique de uma câmera; o que o fotógrafo enquadrou para que se registrasse um momento de vida.


• Esse registro eternizado que a fotografia nos proporciona pode ser estendido às pessoas com necessidades especiais! E, por isso, estamos lançando este projeto do Álbum Sensorial!

Objetivo:

Queremos presentear dez pessoas com deficiência visual com nosso Álbum Sensorial. Temos certeza que elas serão as primeiras beneficiadas de um projeto precursor para tantos outros que irão surgir mundo afora!

• Se você é deficiente visual ou conhece alguém com esta necessidade, envie até o final desta campanha a sua história para nosso email:


• As mais emocionantes serão selecionadas por nós para ganhar os Álbuns Sensoriais.

Contando com a colaboração de pessoas de todo o Brasil, nossa intenção é ampliar esta experiência ao máximo possível. A sua doação será muito importante para desenvolvermos protótipos e chegarmos a álbuns cada vez melhores.
Através de um site com áudio descrição, desenvolvimento de materiais que ajudem as pessoas com deficiência visual a enxergar uma fotografia e todo o suporte que possamos prestar nesta nossa proposta, precisamos de investimento. O trabalho envolvido na criação dos materiais e execução dos mesmos, depende de financiamento para remuneração de mão de obra, transportes e matéria prima durante os processos iniciais. Assim, teremos uma estrutura para ajudar pessoas que precisem desenvolver algum material com a fotografia sensorial para que tenham esta memória de vida. O valor estimado para viabilizar esta iniciativa é de R$ 80.000,00, e temos certeza que será apenas o início de algo que ajudará muitas pessoas em todo o mundo.

• Colabore! Doando para esta causa você estará ajudando mais pessoas a se emocionarem com as próprias fotografias, em todos os sentidos!


Agradecemos, de coração, a todos que se sensibilizam e nos ajudam nesta causa.
A hora é agora!

0 comentários:

Postar um comentário