02/03/2024

Do Sonho à Realidade: Uma Jornada na Educação Especial e Processos Inclusivos para a Educação Escolar- UFRGS

Sexta-feira, 18h30: O relógio marca o início da minha jornada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O coração transborda de alegria e realização ao adentrar a sala de aula para a primeira aula de Educação Especial e Processos Inclusivos para a Educação Escolar. O sonho, acalentado por tanto tempo, finalmente se tornou realidade.


A Semente da Inclusão: Desde a infância, nutria um fascínio pela diversidade humana. As diferenças me intrigavam e despertavam minha empatia. Observava com admiração as crianças com deficiência em sua escola e me questionava sobre como melhor ajudá-las a florescer em seu potencial máximo. A semente da inclusão havia sido plantada em meu coração.


A Busca por Conhecimento: A paixão pela educação me guiou na escolha da graduação em História. Durante a formação, a inquietação persistia: como garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, sem distinções?


O Despertar para a Transformação: As aulas me revelaram na graduação a importância da Educação Especial para garantir o direito à educação de todos os alunos, independentemente de suas particularidades. A cada conceito aprendido, a cada experiência compartilhada, a convicção de que a inclusão é um caminho essencial para uma sociedade mais justa e igualitária.


A Primeira Aula: A primeira aula Seminário Introdutório: Educação especial como modalidade de ensino transversal, na FACED/UFRGS foi um marco na minha jornada. A sala de aula, repleta de sorrisos e expectativas, simbolizava a esperança de um futuro mais inclusivo para a educação. A empolgação dos professores, a paixão pelo tema e a receptividade dos colegas consolidaram minha certeza de que estou no caminho certo.


0 comentários:

Postar um comentário